Helena Paulo Psicóloga

“A Psicologia pode ser a bússola para seu Autoconhecimento” – Dra. Helena Paulo

Não existe um prazo determinado para a terapia. O tempo que leva para uma pessoa se beneficiar da terapia varia de acordo com a sua condição específica, a sua motivação e a sua resposta ao tratamento. Algumas pessoas podem precisar de apenas algumas sessões, enquanto outras podem precisar de vários meses ou até anos, dependendo muito da demanda do paciente.

É importante lembrar que a terapia é um processo, não um evento. É um processo de aprendizado e crescimento, e leva tempo para que os resultados apareçam. Se você está em terapia, é importante ser paciente e persistente. Não desista se não ver resultados imediatamente. Continue trabalhando com seu terapeuta e, eventualmente, você começará a ver mudanças.

Aqui estão alguns fatores que podem influenciar a duração da terapia:

  • A gravidade do seu problema de saúde mental;
  • O seu nível de motivação para mudar;
  •  Sua resposta ao tratamento;
  • Seu comprometimento com o terapeuta no processo da terapia.

O que pode ser deixado claro logo de início, é que o tratamento dura o tempo que o paciente quiser. Ele tem autonomia sobre a duração do processo terapêutico e pode parar no momento que desejar. Mas o melhor é que os objetivos já tenham sido alcançados e que tanto psicólogo quanto paciente concordem que é chegada a hora.