Helena Paulo Psicóloga

“A Psicologia pode ser a bússola para seu Autoconhecimento” – Dra. Helena Paulo

Dra. Helena Paulo

Sejam muito bem vindos à este novo espaço!

Aqui quero compartilhar minha jornada de transformação pessoal, que me levou a escolher a psicologia, ou melhor dizendo, onde a psicologia me escolheu, pois com apenas 12 anos de idade eu já dizia: “Quando eu crescer vou fazer terapia”.

Assim foi, quando adulta comecei a terapia, e conforme o tempo passava, eu ia adquirindo autoconhecimento, que juntamente com minhas experiências de vida, me fizeram ver o quanto eu estava me apaixonando pela psicologia. Ainda assim demorou para que eu conseguisse realizar o que se transformou em um sonho para mim.

Continuei como paciente, vivenciando o poder que a terapia tinha, com um espaço seguro e acolhedor para explorar minhas emoções, desafios e incertezas. Esse processo me fez perceber o quanto a psicologia tem o potencial de promover mudanças significativas em nossas vidas, auxiliando-nos a compreender nossos pensamentos e comportamentos, nos levando a uma grande jornada rumo ao autoconhecimento.

Com um desejo profundo de poder ajudar pessoas a encontrarem seu próprio caminho e crescimento, cheguei à faculdade, onde adquiri conhecimento sobre teorias e técnicas terapêuticas. Entre centenas de livros e artigos, e inúmeros cursos feitos após minha formação, me tornei uma profissional que valoriza profundamente a empatia e a compreensão, pois sei o quanto essas qualidades foram essenciais durante minha jornada como paciente.

Acredito no trabalho conjunto entre terapeuta e paciente para alcançar resultados positivos. A Psicanálise é o estudo do inconsciente. O papel do psicólogo que atua com este tipo de método é, portanto, guiar o paciente para que este encontre, dentro da própria mente, as respostas que precisa para curar medos, angústias e outros sintomas, a postura do psicanalista pode variar de acordo com o perfil e as necessidades do paciente que está sendo tratado.

Algumas vezes, o profissional faz mais o papel de ouvinte. Em outras situações, ele exerce um papel mais ativo. acontece através da psicoterapia.
Durante as sessões, a postura do psicanalista pode variar de acordo com o perfil e as necessidades do paciente que está sendo tratado. Algumas vezes, o profissional faz mais o papel de ouvinte. Em outras situações, ele exerce um papel mais ativo.

Entre em contato e vamos embarcar nessa jornada de autodescoberta juntos.